Brasileiros negativados: qual é o índice de inadimplência no Brasil?

Brasileiros negativados: qual é o índice de inadimplência no Brasil?

Inflação e juros altos realmente impulsionam o aumento da inadimplência no país, de acordo com a Serasa, sim. Em um estudo divulgado no início do ano de 2023, o Serasa Experian mostra que o número de brasileiros inadimplentes passou de 59,3 milhões, em janeiro de 2018, para 70,1 milhões, em janeiro de 2023. E o […]

Inflação e juros altos realmente impulsionam o aumento da inadimplência no país, de acordo com a Serasa, sim.

Em um estudo divulgado no início do ano de 2023, o Serasa Experian mostra que o número de brasileiros inadimplentes passou de 59,3 milhões, em janeiro de 2018, para 70,1 milhões, em janeiro de 2023.

E o estudo acrescenta que, não foi somente a inadimplência que aumentou consideravelmente no país, mas as dívidas também. 

Tanto é que a estatísticas mostram que cada inadimplente deve em média R$ 4.000,00. 

O estudo também mostra que são os idosos, acima de 60 anos, que tiveram maior índice de inadimplência, são 17%, em comparação a outras faixas etárias.

Segundo o site Agência Brasil, que publicou este estudo, a dívida cresceu também mais entre as mulheres do que os homens. 

Qual é a média de dívida dos brasileiros?

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) que mostra que cerca de 30% das famílias estão com dívidas em atraso.

Dentre essas famílias, as que possuem renda de até três salários mínimos o número chega a aproximadamente 40%, as que ganham mais de dez salários, o número é um pouco menor, cerca de 13%.

As famílias que estão em patamares maiores, que ganham 3 salários mínimos, é quase 80% de endividados, e as famílias que ganham até 10 salários, ficam um pouco abaixo, cerca de 74%.

Outro dado que a Agência Brasil informa é que a inadimplência também atinge famílias que não têm a mínima condição de pagar suas dívidas, e o percentual chega aos 11%.

Qual é o problema de ficar negativado?

O maior problema em ficar endividado e, por conseguinte, ter o número de CPF impedido, são os tristes desfechos que chegam à vida financeira, o pior deles é não ter mais “nome na praça”.

Há vários motivos Situações que podem sujar o nome do consumidor.

Veja bem o resultado:

  1. Crédito impedido: há uma grande dificuldade de conseguir fazer qualquer compra no crediário. As instituições, como lojas e o cartão de crédito, não costumam aprovar crédito.
  2. Serasa score: o Serasa Score costuma pontuar consumidores que pagam bem. Em casos de o CPF estar negativado, certamente, vai prejudicar a pontuação.
  3. Créditos suspensos: os bancos tradicionais podem cancelar emissão de cheque ou outros produtos. 

Em decorrência, por outro lado, há também vários motivos que podem levar o consumidor a ter o nome negativado nos principais órgãos de proteção ao crédito. 

Veja bem:

  1. Não pagamento: ainda que seja por esquecimento ou por falta de recursos financeiros mesmo, o consumidor não paga uma conta em dia.
  2. Falência: quando se é sócio de uma empresa que faz a participação de falência e já não pode mais pagar suas dívidas.
  3. Emitir cheque sem fundo: da mesma forma, tendo conhecimento ou não da falta de fundos no banco, quando o consumidor emite cheque, sem condições de cobrir o pagamento, mostra ao mercado sua falta de controle na vida financeira.
  4. Dívida protestada: quando ocorre de o consumidor ir a uma loja, comprar determinado produto a prazo e não o pagar, geralmente, a loja pode protestar o nome deste consumidor. Para isso, basta a loja ir ao cartório e protestar a dívida. 
  5. Ação Judicial: caso o consumidor tenha feito uma dívida com qualquer pessoa e não honrou esta dívida, ou seja, não pagou, a pessoa lesada pode levar este consumidor à Justiça em razão de ter assumido uma dívida e não ter conseguido quitá-la.

Quais são os bancos que liberam empréstimo com nome sujo?

Embora o CPF possa causar vários constrangimentos ao consumidor, existem alguns bancos que disponibilizam empréstimo ao negativado.

Como já foi visto, a inadimplência afeta muitas famílias brasileiras, de maneira que muitas pessoas estão passando por situações financeiras bem difíceis, e o nome impedido é uma grave consequência. 

Mas, felizmente, existem algumas instituições financeiras que possibilitam que o negativado tenha cartão de crédito e podem até também oferecer empréstimos.

Outra coisa: as expressões estar negativado ou com o CPF impedido significam muito mais do que ter algum tipo de restrição. Este estado de estar negativado quer dizer que o consumidor não assumiu seu compromisso financeiro, pediu algum empréstimo e não o quitou e deixou de pagar fatura do cartão de crédito.

Desse modo, o consumidor deixou de cumprir um acordo dentro do prazo previsto.

Consequentemente, os órgãos de proteção ao crédito, como o SPC ou o Serasa impedem o seu nome, o seu CPF, para novas transações financeiras.

Assim sendo, o consumidor passa a estar na condição de inadimplente.

Isso significa que o consumidor tem dívidas pendentes, que não quitou, que não cumpriu o acordo financeiro.

É esta falta de compromisso, ainda que seja por questões inerentes à vontade do consumidor, que o leva a ser negativado, a ter seu CPF impedido.

E mais, o CPF do consumidor passa a ter um registro, o que indica que o consumidor possui riscos associados à concessão de crédito.

Mas para quase tudo nesta vida há um bom remédio.

E o medicamento é uma lista bem legal dos bancos que fazem empréstimo para negativado. 

Atenção que não são poucos.

Assim, é possível o consumidor questionar a razão da instituição financeira lhe emprestar dinheiro, ainda que esteja negativado.

Geralmente, os bancos tradicionais e digitais concedem empréstimos a consumidores negativados, em razão dessas instituições financeiras acharem que certamente haverá pagamento do valor, mesmo que seja por um período determinado, mesmo que seja com parcelas que incluem juros e encargos.

Confira, desse modo, a lista dos bancos que fazem empréstimo para negativado.

  1. Banco Santander: por se tratar de um grande banco, mesmo assim é possível conseguir um empréstimo ainda como CPF impedido.
  2. Banco BMG: oferece muitas opções de empréstimo consignado. 
  3. Banco do Brasil: tradicionalíssimo. Entre as vantagens deste banco, uma dela é a possibilidade de fazer um empréstimo consignado.
  4. Banco Itaú Consignado: como o próprio nome diz, o banco concede empréstimo consignado de forma on-line.
  5. Banco Bradesco: é uma boa opção para solicitar um empréstimo consignado.
  6. Banco Pan: banco que faz parte do grupo BTG Pactual e oferece crédito consignado a oficiais militares ativos e inativos, assim como servidores públicos e privados e pensionistas do INSS podem solicitar o consignado.
  7. Banco Daycoval: esta instituição é especializada em crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS, atende também às Forças Armadas.
  8. C6 Bank Consignados: há pouco tempo no mercado e já considerado um dos maiores bancos nacionais, o C6 Bank oferece diversos tipos de empréstimos, ainda que o seu cliente esteja negativado.
  9. Caixa Econômica Federal: instituição tradicional, além dos inúmeros serviços que este banco oferece aos seus clientes e não clientes, oferece também e, com as melhores taxas, empréstimo consignado.
  10. Banco Safra: banco privado tradicional, além de oferecer convênios, oferece também crédito consignado.
  11. Banco Sicoob: Instituição financeira presente em todos os estados e oferece a solicitação de crédito consignado também aos negativados.

Sou negativado e preciso de um empréstimo urgente?

Crefisa: é uma instituição financeira que libera empréstimo a quem tem o CPF negativado. 

Vale dizer que a Crefisa também oferece empréstimo consignado.

Quem pode pegar o empréstimo na Crefisa são aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos.

Nesse grupo estão também os negativados.

Banco Pan: para aposentados e pensionistas do INSS, militares e pensionistas das Forças Armadas e servidores públicos e pensionistas do funcionalismo que estão negativados, é possível fazer um empréstimo com o Banco Pan, uma vez que a instituição financeira concede o empréstimo sem consulta ao SPC ou Serasa. 

Outra coisa, O Banco Pan também oferece taxas são reduzidas e as condições de pagamento são ampliadas.

Quanto tempo posso ficar negativado no banco?

De acordo com o site, o Serasa explica que, o consumidor que tenha seu CPF restrito, em razão de quaisquer tipos de dívida, ou seja, as que são contraídas em banco ou com o cartão de crédito, após cinco anos esta dívida caduca.

Após estes cinco anos e ter seu nome “livre”, ainda assim o consumidor vai encontrar dificuldades em contratar serviços com as instituições financeiras.

Isso porque há um histórico de inadimplência. Nele ficam registrados em outros cadastros, como o Registrado (do Banco Central) e o Cadastro Positivo.  

Verifica então que, embora a dívida tenha caducado, não quer dizer que o consumidor esteja “isento” da dívida.

Desse modo, enquanto a dívida não for quitada, o consumidor ainda terá restrições com essas instituições. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

Sem comentários