5 passos para quem chegou aos 35 e está sem rumo

5 passos para quem chegou aos 35 e está sem rumo

1. Como administrar bem seu dinheiro? Ainda que o dinheiro não possa comprar a felicidade, ele pode trazer uma boa sensação de segurança, especialmente, se você souber administrá-lo corretamente. Isso porque sem um bom controle sobre a gestão do seu dinheiro, você vai ter aquela impressão de sentir que sua vida está a um passo […]

Ainda que o dinheiro não possa comprar a felicidade, ele pode trazer uma boa sensação de segurança, especialmente, se você souber administrá-lo corretamente.

Isso porque sem um bom controle sobre a gestão do seu dinheiro, você vai ter aquela impressão de sentir que sua vida está a um passo de um abismo financeiro.

De acordo com especialistas financeiros, há um número grande de pessoas, especialmente, na faixa etária entre os 20 a 45 anos que dizem estar constantemente preocupados com dinheiro.

Além disso, é sabido que boa parte da população vive sempre no aperto e em constantes apuros financeiro.

Agora, se você administra bem suas finanças, não quer dizer que a vida vai ficar perfeita e você super feliz, não é isso, contudo, sem a preocupação financeira você terá mais tempo para se concentrar em outras coisas, que também são importantes e, muitas vezes, a constante falta de dinheiro não deixa que você perceba que pode fazer muito mais.

A importância de poupar dinheiro é incontestável.

Economizar é um dos melhores conselhos financeiros mais básicos que existe.

Apesar da importância de economizar dinheiro, é preciso que você deve siga algumas dicas, porque, quando se trata de fazer a coisa certa financeiramente, apenas saber que você deve economizar não é suficiente.

E isso faz sentido.

Muitas vezes, pode ser difícil pra você fazer algo de forma consistente sem entender realmente a razão de estar fazendo.

Por isso, economizar dinheiro é se esforçar bastante, pois, significar ter disciplina e uma dose grande de sacrifício.

Conhecer os motivos para economizar dinheiro pode ser fundamental se você quiser seguir um plano de poupança em longo prazo.

Desse modo, se você está aí disposto a compreender a importância de economizar dinheiro, considere estes três principais motivos pelos quais você deve começar agora a economizar dinheiro:

um dos muitos motivos para economizar dinheiro é que, mesmo que você não saiba exatamente para que está economizando agora, provavelmente encontrará algo para o qual deseja economizar no futuro. Um carro novo, uma casa nova, a educação de um filho, ou seja, são muitas as possibilidades são infinitas, principalmente para você que está na faixa dos 30 anos.

Você economiza agora porque quer que seu futuro seja igual ou melhor do que o seu presente.

De fato, se você começa a investir agora, certamente terá um futuro melhor.

Parte da importância de economizar dinheiro é que você cria reservas.

Se, por ventura mais tarde você quiser investir mais, vai poder assumir riscos calculados com menos preocupações.

É sempre bom e em tempo você sempre fazer o exercício para obter um controle mais rigoroso sobre suas despesas variáveis e fixas.

Além de ser mais fácil para prever seus gastos de maneira consciente e segura, é possível prever também o período em que está favorável a um gasto maior, como, por exemplo, a compra de um bem mais caro, bem como lhe ajuda a, de novo, prever as oscilações de gastos.

Nesse sentido, sem levar em conta a idade na qual você está, é provável que você queira projetar determinado lucros em seu investimento, ainda que seja em pequeno, médio e longo prazo.

Mas, para tanto, é preciso saber distinguir o que são despesas fixas e variáveis?

A fim de você poder entender melhor o que são despesas fixas e variáveis, é preciso, inicialmente, saber o conceito do que é despesa.

Para você entender, é o seguinte: em seu orçamento pessoal, as despesas são todos os seus gastos realizados com a finalidade de você satisfazer suas necessidades.

Embora haja a divisão entre fixas e variáveis, não quer dizer que por ser fixa a despesa não possua um valor invariável.

A despesa fixa é assim chamada pela sua regularidade mensal, enquanto que as despesas variáveis não são habituais.

É possível classificar despesas como contas de água e luz como variáveis, uma vez que está relacionada ao seu consumo mensal que pode “variar”.

No entanto, o Sebrae e a FBC -Fundação Brasileira de Contabilidade, as classificou como fixa, em razão de serem periódicas e regulares.

Conheça agora o que pode ser despesas fixas e variáveis e exemplos de cada uma.

São despesas constantes que não variam ou variam pouco.

As despesas fixas, independente de seu valor, fazem parte do seu orçamento mensal, e a despesa é caracterizada pela ocorrência constante, por sua regularidade.

Veja só:

  • compras de supermercado,
  • aluguel da casa ou apartamento,
  • taxa de condomínio,
  • IPTU,
  • IPVA,
  • contas de água, de luz,
  • convênio médico e/ou odontológico,
  • prestação de um carro ou moto,
  • seguro (de carro, aluguel ou celular, por exemplo),
  • plano de celular, caso seja pré-pago,
  • mensalidade de faculdade, ou de academia,
  • cursos preparatórios,
  • assinatura de TV a cabo ou streaming, Spotify,
  • compras parceladas,
  • parcelas de empréstimos,
  • clubes de assinaturas, dentre outros.
  • combustível,
  • passeios e viagens,
  • utilidades domésticas/produtos de limpeza,
  • cuidados pessoais e de higiene/vestuário,
  • presentes,
  • restaurantes e bares físicos e on-line,
  • estacionamento,
  • farmácia,
  • serviços de aplicativos de locomoção,
  • ingressos para eventos e festivais, dentre outros.

 como a compra de uma casa, de um carro, escola para os filhos, dentre outros.

Muitas vezes, essas são metas de médio e longo prazo que pode levar tempo para serem alcançadas, contudo, com a economia você sabe que pode conseguir mais facilmente.

Caso você não esteja preparado economicamente, um fato estressante pode piorar, à medida que você se esforça para pagar por ele.

Pode ser que algumas despesas inesperadas possam ser relativamente pequenas, contudo, outras podem ser grandes e exigir um valor alto.

Desse modo, se você tiver economias, poderá se concentrar em resolver o problema em vez de se estressar e não saber como pagar.

Ninguém sabe o que a vida, o que futuro reserva.

Ainda que você já tenha seus planos bem calculados, as coisas podem não acontecer como você imagina.

Ou até mesmo seus planos podem mudar.

De qualquer forma, a poupança permite que você se prepare para o futuro e dê ao seu futuro o presente da escolha.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

Sem comentários