Pagar contas com o cartão de crédito é vantajoso?

Pagar contas com o cartão de crédito é vantajoso?

Entenda em quais circunstâncias vale a pena pagar as contas pelo cartão de crédito

Já há algum tempo que o dinheiro vivo não está mais no bolso do brasileiro por dois bons motivos:

1. segurança: infelizmente por motivo de segurança, andar com dinheiro vivo no bolso ou na carteira pode ser um risco.

2. a chegada do PIX: essa modalidade ajudou muito na facilidade e otimização do pagamento, sem falar é, claro, na segurança também.

Por essas razões, os brasileiros passaram a lidar pode-se dizer com dinheiro vivo, porque o pagamento do PIX é instantâneo, entretanto, sem perdas e com a agilidade que só o PIX oferece.

Contudo, nem tudo na vida é PIX.

Desse modo, outros meios também são usados para fazer pagamentos.

Se de um lado o PIX lidera alternativas de pagamento, por outro, o cartão de débito fica mais guardado.

E, nos momentos em que o pagamento não pode ser com PIX, ora porque essa modalidade não é aceita, ora porque o próprio pagante quer dividir, parcelar seu pagamento, o cartão de crédito torna-se uma boa opção.

Segundo pesquisa, cartão de crédito e PIX empatam na preferência de quase 70% dos brasileiros.

São os prazos e as opção de parcelamento que fazem a diferença.

Informação legal:

“os números oficiais sobre o PIX, divulgados pelo Banco Central do Brasil, mostram uma adesão muito rápida a esse meio de pagamento.

Segundo a autoridade monetária, o número de usuários que já fizeram ao menos uma transação por PIX está próximo de 80 milhões – vale lembrar que essa novidade ainda não completou nem um ano de operação.”

Mais uma informação:

o meio de pagamento PIX foi lançado em 19 de fevereiro de 2020 pelo Banco Central do Brasil.

A grande novidade com a qual todos os brasileiros ficaram admirados é a de que, com o PIX, as transações financeiras, como transferências e pagamentos, incluindo de contas, são realizadas em até dez segundos, ou seja, instantâneas.

De lá pra cá, e tal qual foi determinado no comunicado nº 34.836 do BCB, originalmente, o sistema foi disponibilizado para a população por meio de bancos, fintechs e serviços de comércio eletrônico.

A adesão da população por esse meio de pagamento foi tão grande que, segundo levantamento realizado pela FGVcemif & Toluna, cem dias após a sua adoção, o PIX já era conhecido por mais de 70% dos brasileiros.

E, agora, dois anos depois do lançamento, de acordo com o Banco Central, em um levantamento da Associação Brasileira de Bancos (Febraban), e com base em números do próprio Banco Central, aponta que o PIX se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros.

Desde 16 de novembro de 2020, data em que a ferramenta começou a funcionar no país, até o último dia 30 de setembro do ano de 2022, foram 26 bilhões de transações feitas no sistema financeiro nacional, e a movimentação chegou a R$ 12,9 trilhões. (https://www.gov.br/)

E o cartão de crédito?

Bem, o cartão de crédito é um pouquinho mais velho.

Surgiu na década de 1920, nos Estados Unidos. Todavia, é também um meio de pagamento ideal, não somente pela facilidade de se fazer pagamento à vista ou parcelado, mas também, por se configurar como forma de empréstimo.

O usuário recebe seu cartão, que possui um limite de crédito liberado – que não deixa de funcionar como um empréstimo, e isso é superimportante que seja dito – e pode, por conseguinte, usá-lo durante o mês, até o vencimento da fatura.

Segundo pesquisa realizada pela Serasa Experian, 52% dos brasileiros têm 3 ou mais cartões de crédito.

Vantagens do pagamento de contas com cartão de crédito? é preciso analisar bastante

Em primeiro lugar uma ressalva: de acordo com especialistas econômicos, embora alguns bancos não cobrem taxas por esse serviço, não é muito vantajoso pagar contas ou boletos com cartão de crédito, em razão do Imposto por Operação Financeira (IOF) que é cobrado.

Imposto por Operação Financeira, o que é?

Trata-se de um tributo federal aplicado em operações de câmbio, crédito, seguro, títulos e valores mobiliários e é cobrado para todas as pessoas físicas e jurídicas.

O valor do imposto pode variar, de acordo com a quantia e o tipo da operação financeira.

De maneira que os economistas ainda aconselham os usuários, que pretendem usar esse recurso, que é preferível usar dinheiro para pagar as contas, e, somente se não tiver condições, usar o cartão de crédito.

Se o uso for indiscriminado, se a prática permanecer constante, certo é que existe o risco de o usuário se endividar com o cartão de crédito.

Por outro lado, se o usuário faz a opção de pagar as contas do mês com cartão de crédito pode acumular benefícios oferecidos pelas empresas administradoras da bandeira do cartão ou mesmo pela instituição bancária.   

Além disso, existem outras vantagens como:

a centralização dos pagamentos: para isso, é preciso lançar mão de uma planilha de gastos, ter bastante consciência do que compra, dos gastos permanentes e temporários. Querendo ou não é interessante ter todos os gastos reunidos, ter uma noção. De forma que o usuário possa ter uma boa visão de seus gastos.

. direcionamento de todos os pagamentos para o cartão: embora o valor total aumente, os gastos se centralizam, e o usuário não se esquece de pagar nada e ainda fica consciente de sua condição financeira.

. alívio: o pagamento no crédito oferece certa vantagem para os meses mais apertados.

. ganho de benefícios: o usuário ganha, por exemplo, milhas, cashback, participa de clube de vantagens e programa de pontos. É o que acontece com muitas bandeiras e instituições que oferecem prêmios e vantagens acumuladas para cada compra realizada.

Qual é o banco que permite pagar boleto com cartão de crédito?

PicPay: com o PicPay existe a gratuidade do cadastro, uma plataforma que permite pagamentos e que oferece o pagamento de boleto com o cartão de crédito.

Com carteira digital PicPay, o usuário pode também escolher usar o seu saldo da sua conta PicPay que tenha, é claro, um cartão de crédito cadastrado.

Outra coisa: o aplicativo permite parcelar o valor total em até 12 vezes, com cobrança de juros.

O valor da taxa é de 3,09% sobre o crédito para a transação em boletos de luz, saneamento, gás e impostos.

Para outros boletos, a taxa é de 3,99%.

Nubank: com cadastramento gratuito, a instituição financeira é também uma boa opção para pagamentos com cartão de crédito.

Além de ter o seu próprio cartão de crédito, o banco digital permite, em suas configurações, limites e datas de vencimento da fatura do cliente, assim como o gerenciamento de pagamentos de boletos.

Em se tratando da opção de parcelamento, o Nubank também oferece essa forma de pagamento e, para parcelar, basta que o cliente acesse a área de pagamentos e escolher a opção “Pagar boleto com cartão de crédito”.

O pagamento pode ser parcelado, mas, com juros, e há cobrança do IOF.

PagBank: oferece cadastramento gratuito.

Trata-se de uma carteira digital criada pelo PagSeguro.

No app, o usuário pode pagar suas contas com o cartão de crédito e fazer o parcelamento em até 12 vezes.

Vale dizer que a plataforma cobra duas taxas diferentes:

1. a primeira: de 2,89%, que é uma tarifa de conveniência para pagamentos feitos com cartão de crédito no serviço, e

2. a segunda: usá-la para fazer parcelamentos, a taxa adicional é de 3,59%.

RecargaPay: oferece também o cadastramento gratuito.

A RecargaPay apresenta uma plataforma que oferece diversas formas de fazer pagamentos, até o pagamento com cartão de crédito.

Para isso, o usuário deve baixar o app que além desse, serviço oferece também fazer a recarga do celular, adicionar fundos ao cartão de transporte de diferentes cidades.

Vale dizer que a plataforma oferece cashback para alguns pagamentos, como também não cobrar tarifas em contas pagas com o saldo da carteira digital.

O usuário pode pagar com cartão de crédito contas de água, luz e impostos: cobrança é de: 1,99% por transação, e outros pagamentos de boletos com crédito, a taxa é de 3,49% por transação.

Mercado Pago: é uma plataforma que oferece uma boa alternativa para pagar contas com cartão de crédito.

Para isso, é preciso baixar o app, cadastrar o cartão e escolher entre as funções de crédito ou débito na hora de quitar os boletos.

Valores das transações: taxa de 2,99%.

Há também a chance de o usuário pagar sem cobrança de taxas.

Para isso, é preciso que ele use seu saldo em conta e pode também fazer o parcelamento do valor com juros.

Como pagar boleto com cartão de crédito?

Como já é sabido, para se fazer pagamentos de boletos com o cartão de crédito é necessário, em primeiro lugar, fazer a verificação e saber se instituição financeira disponibiliza o serviço.

Além disso, é importante que o usuário tenha consciência de que algumas operadoras cobram taxas pelo pagamento com o código de barras do boleto, além do imposto sobre operação financeira, o IOF.

Depois disso, é fazer a decisão de pagar ou não.

Geralmente, os bancos, as finthecs, as carteiras digitais, ou seja, todas as instituições financeiras que autorizam esse tipo de pagamento, disponibilizam o serviço assim: pela internet banking, via web, pelo apps, por telefone e, ainda diretamente, pelo caixa eletrônico.

Todos esses serviços oferecem: acesso seguro à internet, e proteção a cibercrimes.

Em aplicativo ou internet banking: acesse o site ou o app, verifique o menu “Pagamentos” e escolha “cartão de crédito”, em seguida vai aparecer a opção “código de barras”, é preciso, logo depois, digitar a senha do cartão para confirmar a operação.

Pode haver alguma diferença entre uma instituição ou outra.

Em caixa eletrônico: insira o cartão, e verifique se a opção de pagamento com cartão de crédito surge no menu.

Sobre taxas e condições:

É importante que o usuário verifique os valores de cada taxas.

Isso porque as instituições fazem cobranças diferente uma das outras.

Quais são as contas que podem ser pagas com cartão de crédito?

  • Conta de água
  • Conta de luz
  • Conta de gás
  • Conta de telefone
  • Conta de internet
  • Conta de TV por cabo, dentre outras

Atenção: pagamentos de boletos feitos nos finais de semana ou feriados serão compensados apenas no próximo dia útil.

Vale a pena pagar boletos com cartão de crédito?

É inegável que o limite do cartão de crédito é bastante usado para compras, muitas vezes parceladas e sem taxa de juros adicionais.

É uma forma de pagamento fácil, rápida, aceita naturalmente em qualquer lugar e que pode ser também parcelada.

Além disso, com um cartão de crédito em mãos, o consumidor pode retirar dinheiro no caixa e pagar só no fechamento do cartão.

Tudo o que traz facilidades e rapidez ao consumidor sempre vale a pena.

Contudo há taxas, juros, IOF, ou seja, são cobranças que fazem o pagamento de uma determinada conta ficar mais cara e, geralmente, quem lança mão desta modalidade está passando por momentos financeiros mais apertados.

Sendo assim, uma das opções que o consumidor pode tomar é usar essa forma de pagamento, enquanto estiver apertado e, depois, voltar a pagar normalmente na data de vencimento ou, às vezes, até antecipado, ganhando assim descontos.

Por isso, definir se vale a pena ou não pagar contas com cartão de crédito pode ser questão de tempo. Isso mesmo.

Essa é uma modalidade que não pode se tornar única.

Além disso, cada consumidor conhece sua vida financeira e, tomando como base este artigo, pode definir o que é melhor para si.

Importante é saber se as tarifas cobradas pesam o orçamento e, se não é bom buscar alternativas para passar o momento difícil e não cair no endividamento e correr o risco de ficar inadimplente.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

Sem comentários